Incentivados pelo Palácio do Planalto, líderes governistas pretendem aprovar na Câmara, em agosto, projeto que cria a Contribuição Social da Saúde (CSS), tributo idealizado para substituir a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A ofensiva terá o apoio da Frente Parlamentar da Saúde e já conta com o aval do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), que prometeu colocar o texto em votação tão logo os deputados retornem do recesso parlamentar. Em reunião sobre o assunto, Temer assumiu o compromisso, inclusive, de submeter a proposta à votação mesmo que não haja acordo para aprová-la.
Bandeira empunhada pelo líder do governo na Câmara, o médico Henrique Fontana (PT-RS), a CCS terá uma alíquota de 0,1% incidente sobre as operações financeiras e renderá arrecadação extra estimada em R$ 11 bilhões por ano. A alíquota e a arrecadação previstas são menores do que as registradas no caso da extinta CPMF: 0,38% e R$ 40 bilhões anuais. Além do peso menor no bolso do contribuinte, os defensores da CSS lembram que a nova contribuição, caso saia do papel, será revertida integralmente para a área da saúde. A CPMF até beneficiava esse setor, mas apenas em parte. O restante da verba ajudava, por exemplo, na conta do superávit primário.
Fôlego Oficialmente, o governo não tem a paternidade do projeto que cria a CSS. Na prática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, como José Gomes Temporão (Saúde), trabalham para votá-la. Ontem, por exemplo, Lula pediu, na abertura da 12º Marcha dos Prefeitos, em Brasília, ajuda para dar fôlego ao orçamento da saúde. “É preciso que vocês compreendam. Tem uma proposta que não é do governo, é de deputados e senadores, dentro da Câmara ou do Senado, que vocês precisam trabalhar para aprovar. Eu vou alertar vocês: melhorar a saúde significa mais dinheiro e mais reivindicações sobre a saúde”, declarou o presidente. “Então, é preciso que haja mais arrecadação e que possa ser aprovada uma verba só para a saúde, só para a saúde. Uma coisa que possa dar garantia de que a saúde vai melhorar neste país”, acrescentou. Correio Braziliense
A nova CPMF, é um delírio do Governo ávido por estorquir o povo Brasileiro, ja não basta o exorbitante gasto desenfreiado do governo Lula, e que não investe e nem nunca investiu em nenhuma melhoria para povo, gente continua virando estatistica de mortos em hospitais, médicos mandando pacientes em estado critico pegar ônibus para chegarem em trabalho de parto em outros hospitais bem longe de suas residências, e ainda mais, o médico ainda pixa o corpo das pacientes com o endereço, mapa de localização e numero do ônibus que elas dever pegar para chegarem até lá, isso caso elas sobrevivam no caminho, pois elas saem debilitadas e sem acompanhamento médico, isso é Rídiculo pra não dizer vergonhoso, e alguém acha que o Lula ta preocupado com isso, se estivesse já teria resolvido o problema com parte do dinheiro que gasta em cachaça, cerveja e em churrasquinho final de semana, é preciso que o povo Brasileiro tem vergonha na cara e brigue com vontade pelos seus Direitos, pois nosso país esta virando terra de animais, esse tipo de coisa não pode virar costume, temos que acabar com isso.
0 comentários